O Programa Nacional dos Comitês de Cultura no Distrito Federal segue intensificando o diálogo com a sociedade civil. Na última semana, mais três importantes regiões administrativas, Sudoeste/Octogonal/SIG, Fercal e Sobradinho, foram palco das “Escutas Atentas”, iniciativa criada para pensar os desafios da cultura local. A proposta dá voz a quem vive a cultura no dia a dia, permitindo que artistas, produtores, coletivos e moradores expressem suas percepções sobre o cenário cultural da região.

Em cada um desses encontros, o objetivo central foi ouvir a população para compreender, de forma direta, quais são os principais desafios e necessidades da cultura local. A metodologia participativa convida artistas, produtores, coletivos e moradores a registrar suas ideias, críticas e sugestões. O foco está em mapear pontos para serem trabalhados de forma estratégica como a valorização dos artistas, reconhecimento dos e das profissionais que fazem, divulgação e comunicação e formação de público.
Ao término, as contribuições são organizadas em um documento que sintetiza o olhar da própria comunidade sobre a cultura local. Esse material é disponibilizado para instituições, grupos culturais, produtores culturais e outros para que a comunidade consiga encaminhar suas demandas de forma organizada e estratégica, e sirva como base para o planejamento de ações, editais e políticas públicas mais próximas das realidades e vocações de cada território.

As Escutas Atentas fazem parte de uma série de encontros realizados pelo Comitê de Cultura do Distrito Federal em diferentes Regiões Administrativas, com a missão de ampliar a participação social e fortalecer as redes culturais em todo o DF.
Com a conclusão da agenda da última semana, as “Escutas Atentas” consolidam seu papel como uma ferramenta essencial de participação cidadã. Ao todo, a iniciativa já realizou 25 escutas. Desse total, 18 encontros foram territoriais com as comunidades das Regiões Administrativas, e 7 foram setoriais, focados em grupos específicos, como coletivos culturais, jovens ou crianças.


