Quem somos
Os Comitês de Cultura são formados por redes de agentes, coletivos e instituições, articulados em organizações da sociedade civil, selecionadas por meio de edital do Ministério da Cultura. Os Comitês, juntamente com Agentes Territoriais de Cultural compõem o Programa Nacional de Comitês de Cultura.
No Distrito Federal, a Associação Artística Mapati (AAMA) coordena o Comitê e conta com instituições parceiras: Acesso, LabFaz e Instituto Cultural e Social No Setor.
Encontro e Colaboração
Dois conceitos que traduzem a essência do Comitê de Cultura do Distrito Federal e dialogam com a proposta do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, cujo papel é facilitar o acesso às políticas de fomento à produção cultural e a outras política públicas.
Para alcançar esse feito, o Comitê Candango busca promover uma cultura de trabalho altruísta, colaborativa e Voltada para a superação das desigualdades e injustiças sociais.
Encontro
Colaboração é necessária para enfrentar a predominância da competição e do individualismo na sociedade. Estimular essa cultura é fundamental para resolver
problemas sociais que só podem ser enfrentados coletivamente.
A estratégia de atuação em rede é, pois, um dos pontos centrais de atuação do Comitê Candango para fortalecer iniciativas culturais e o senso de pertencimento das comunidades.
Colaboração
Promover o encontro entre as diversidades culturais candangas é vital para enfrentar a fragmentação social, sob a qual agentes culturais competem entre si. Brasília
representa diversos Brasis, porém, essas distintas manifestações podem ter seu
encontro potencializado e fortalecido.
Para unir essas várias Brasílias, portanto, o comitê oferece mobilização social, formação em direitos e em políticas culturais, apoio à elaboração de projetos, parcerias, além de comunicação social e difusão de informações.