Comitê de Cultura do DF amplia presença territorial e fortalece agentes culturais em 2025

Compartilhe​:

Ao longo de 2025, o Comitê de Cultura do Distrito Federal consolidou sua atuação como uma importante ponte entre os agentes culturais e as políticas públicas de fomento à cultura. Com ações descentralizadas e voltadas às realidades locais, o Comitê esteve presente em 25 Regiões Administrativas do DF, reforçando seu papel estratégico no desenvolvimento da cultura de base comunitária, apoiando artistas, produtores, coletivos e gestores de espaços culturais. 

Os Comitês de Cultura integram o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), iniciativa do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria dos Comitês de Cultura, criada com o objetivo de ampliar o acesso da população às políticas públicas culturais. O programa fortalece a democracia, a participação popular e cidadã e a atuação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), a partir da articulação direta com os territórios. 

Formações culturais fortalecem capacidades e profissionalização
O eixo formativo foi um dos pilares da atuação do Comitê em 2025, com a realização de 94 atividades formativas, totalizando 483 horas de formação e alcançando 2.476 pessoas capacitadas. As ações abrangeram uma ampla diversidade de temas, como produção executiva, operação de som, maquiagem artística, Lei de Incentivo à Cultura, elaboração de portfólio, moda e styling, oficina de acessibilidade, oficina de artes visuais, oficina de hip-hop para crianças,oficina de vídeo mobile, entre outros. As formações tiveram como foco a qualificação técnica, a autonomia dos agentes culturais e o fortalecimento das cadeias produtivas da cultura no Distrito Federal.

Mobilização cultural amplia participação e articulação territorial
No campo da mobilização, o Comitê de Cultura do DF envolveu diretamente 2.063 pessoas ao longo do ano, promovendo encontros, escutas, rodas de conversa e ações de articulação comunitária. Essas iniciativas foram fundamentais para aproximar o poder público dos territórios, estimular a participação social e fortalecer redes culturais locais, criando espaços permanentes de diálogo e construção coletiva.

Ações socioculturais promovem acesso, diversidade e inclusão
As ações socioculturais alcançaram 2.429 pessoas em 2025, reafirmando o compromisso do Comitê com a democratização do acesso à cultura e a valorização da diversidade cultural do Distrito Federal. As iniciativas contribuíram para a ocupação de espaços públicos, o fortalecimento de identidades locais e a ampliação do acesso da população a atividades culturais, especialmente em territórios historicamente menos atendidos por políticas públicas.

Presença em 25 Regiões Administrativas do DF
Durante o ano, o Comitê de Cultura do DF esteve presente em 25 Regiões Administrativas: Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia, Cruzeiro, Estrutural, Fercal, Granja do Torto, Guará, Itapoã, Lago Oeste, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho I, Sobradinho II, Sol Nascente, Sudoeste, Taguatinga e Varjão. Essa ampla cobertura territorial reforça o compromisso do Comitê com a descentralização das políticas culturais e com o fortalecimento da cultura em todas as regiões do DF.

Os Comitês são constituídos por redes de agentes culturais, coletivos e instituições, articuladas por organizações da sociedade civil selecionadas por meio de editais em parceria com o MinC, e desenvolvem ações de mobilização social, formação em direitos e políticas culturais, apoio à elaboração de projetos e parcerias, além de comunicação e difusão de informações sobre políticas culturais.

Compartilhe

Leia também

RADAR DE EDITAIS: confira editais abertos em janeiro

🚨 Radar DF Editais informa: janeiro/2026 (ordem de encerramento) 17/01 23/01 27/01 28/01Programa Funarte de Difusão Nacional 2025 (abrangência: nacional) 30/01 Acesse os editais em:https://radar-cultural-df-441aea08.base44.app Entre na comunidade Radar DF

Read More »

Join Our Newsletter

Rolar para cima