Comitê de Cultura do DF e Sinpro DF firmam parceria para ações de fomento à cultura

Compartilhe​:

O Comitê de Cultura do Distrito Federal celebrou a parceria com o Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF) para o desenvolvimento de ações de fomento à cultura e formação de redes colaborativas entre educadores. A primeira atividade será a Escuta Ativa realizada, ainda em outubro, em formato virtual, e será voltada a professores-artistas e arte-educadores do DF.

A iniciativa marca o início de uma colaboração que aproxima o sindicato das discussões culturais da cidade e fortalece o papel da educação na promoção da arte e da cultura local. Em um primeiro momento, o encontro terá duas etapas: uma escuta ativa, para identificar demandas e experiências da categoria, e uma formação técnica, que apresentará caminhos para acessar editais e políticas públicas de fomento à cultura, como o Fundo de Apoio à Cultura (FAC), programas do Ministério da Cultura e emendas parlamentares.

Para Miguel Ribeiro, membro do Comitê de Cultura do Distrito Federal, a parceria é grandiosa e um passo importante na construção de políticas públicas e da rede de apoio entre os agentes culturais. “O que a gente quer é identificar e reunir professores artistas, arte-educadores, diretores e coordenadores pedagógicos, porque eles têm essa compreensão nas escolas e estão mais ligados nos projetos. Será um congraçamento legal, porque também é networking, né? Essas pessoas estão lidando com problemas que são muito parecidos nos lugares onde elas estão.”, afirmou.

A parceria entre o Comitê de Cultura do Distrito Federal e o Sinpro-DF impulsiona a visibilidade das ações culturais e amplia a relação entre os debates culturais da comunidade e o sindicato. “Na cultura, às vezes existem as ideias, mas elas não chegam nas escolas e nos espaços porque não tem tanta capilaridade. Mas o sindicato tem. Temos as redes sociais, listas de transmissão. Às vezes não temos dimensão do alcance dos sindicatos.”, afirmou Levi Porto, diretor do Sinpro-DF.

A expectativa é que o acordo se consolide como uma parceria contínua, com novas atividades presenciais e virtuais ao longo do tempo, incluindo oficinas, formações e encontros culturais em espaços comunitários.

Compartilhe

Leia também

Join Our Newsletter

Rolar para cima