As oficinas integram o projeto Verão das Juventudes e acontecerão dos dias 26 a 30 de janeiro, percorrendo por diferentes linguagens artísticas e culturais
Nesta segunda-feira (26/1), o Verão das Juventudes, realizado pelo Comitê de Cultura do Distrito Federal, chega em São Sebastião para uma semana inteira de atividades formativas culturais destinadas a jovens e estudantes. Serão cinco oficinas, ofertadas de segunda a sexta, das 14h às 18h, no CEM 01 de São Sebastião, com certificado de quatro horas cada.
Ao longo da semana, os participantes poderão experimentar e aprender conceitos e práticas da dança e da arte visual, da poesia e da dramaturgia, da produção de Zine, da discotecagem e do audiovisual. Promovido pelo Comitê de Cultura do DF, o Verão das Juventudes tem como objetivo possibilitar a jovens e estudantes oportunidades de aprendizagem e experimentação práticas de diferentes linguagens artísticas.
Cada encontro irá percorrer os conceitos e práticas de cada linguagem artística, unindo as experiências e individualidades dos participantes no processo de criação e experimentação. As inscrições são individuais por atividade, gratuitas e mediante preenchimento de formulários eletrônicos, disponibilizados nas redes sociais do Comitê
As oficinas
Dando início à programação, a poeta, performer e escritora Nanda Fer Pimenta, mediou a primeira oficina da semana, “Poesia em Movimento: Do Papel à Videoarte”. Por meio de um processo coletivo e colaborativo, a oficina buscou estimular a escrita criativa, desenvolver a consciência corporal e vocal, e introduzir conceitos básicos de direção de arte e produção audiovisual experimental. Como resultado das experimentações, os participantes transformaram poemas autorais em obras de videoarte, explorando a transformação da palavra em linguagem performática e audiovisual.
Na terça-feira (27/1), a produtora editorial Dani Dumoulin conduz a atividade “Ofizina: da concepção à produção do zine”, que irá contemplar etapas reflexivas, teóricas e práticas da produção de Zines, um trabalho auto-publicado em pequena circulação com textos e imagens originais ou apropriadas, geralmente reproduzido por fotocópias. Ao integrar e respeitar o desenvolvimento e referências pessoais de cada participante, a formativa busca irradiar ideias, apresentar publicações locais e pessoais, e experimentar a composição gráfica e manual, utilizando materiais de escrita, desenho e colagem.
A terceira oficina da programação, na quarta-feira (28/1), será mediada pela fotógrafa, produtora e videomaker Ester Cruz. A atividade tem o objetivo de apresentar a linguagem audiovisual como ferramenta de expressão, criação e leitura de mundo, e ampliar o olhar crítico e sensível dos jovens sobre o que se consome e se produz diariamente. Durante as quatro horas, os participantes terão contato com noções básicas de enquadramento, som e narrativa audiovisual, e, como resultado final, irão produzir um vídeo curto autoral, utilizando recursos acessíveis trabalhados na oficina.
Em seguida, na quinta-feira (27/1), a oficina “Desenhandanças”, mediada pelo artista visual Ricardo Caldeira, integra aquecimento físico e o desenho de maneira simultânea. Por meio de exercícios que unem movimento, gesto e criação, a oficina explora o desenho como prática física e ferramenta para o autoconhecimento e a resolução criativa de problemas. Ao final, o grupo irá construir uma narrativa visual coletiva, exercitando a escuta e a composição em conjunto.
Finalizando a semana, na sexta-feira (30/1), a produtora cultural e DJ, Isabela Martins, conhecida como DJ Fraktal, convida jovens e estudantes a experimentarem a discotecagem como linguagem cultural, criativa e acessível, na oficina “Introdução à discotecagem: como começar a ser DJ em 2026”. Entre bate-papo, referências históricas e prática com controladora, os participantes terão contato com noções básicas de mixagem, pesquisa musical, playlists, BPM, transições e mashups. O processo terá como resultado final uma playlist coletiva, pensada para leitura de pista e compartilhamento público.
Serviço
Verão das Juventudes
De 26 a 30 de janeiro, das 14h às 18h, no CEM 01 São Sebastião. Inscrições gratuitas.


