Moradores se mobilizam pela Biblioteca do Riacho Fundo I

Compartilhe​:

A comunidade do Riacho Fundo I prepara um ato de mobilização para o próximo sábado, 26 de julho, às 10h, em defesa da Biblioteca Pública da cidade. O evento, ‘A Biblioteca Fica Aqui!!’’, será acompanhado da coleta de assinaturas para um abaixo-assinado contra a remoção da biblioteca de sua atual sede, onde funciona há 34 anos. A proposta, anunciada pela Administração do Riacho Fundo I, substitui um dos equipamentos públicos mais antigos da cidade por um espaço onde serão colocados food trucks.  

Atualmente, a Biblioteca possui 300m² construídos em um terreno de 3 mil m², onde são realizadas atividades culturais e de leitura propostas pela e para a comunidade, e costumam receber diversos grupos. Com mais de 8.700 usuários cadastrados, o espaço oferece duas salas de estudo com ar-condicionado, acervo totalmente digitalizado, estantes com autores locais e espaço infantil. Também são abrigadas ações culturais, programas de assistência e projetos comunitários, como o grupo de mulheres idosas do artesanato. Na nova proposição, a Biblioteca será realocada para uma área de 200m² onde funcionava o antigo Posto Comunitário de Segurança. 

Na atual localidade da Biblioteca, a ideia da Administração local é erguer um espaço com chafariz e estacionamento para food trucks, que seria financiado com recursos privados do próprio administrador. 

A comunidade defende, além da permanência da biblioteca, o fortalecimento de sua equipe e a realização de obras de reforma e ampliação, para as quais um projeto arquitetônico já foi doado. Também está em pauta a criação do Jardim Literário do Riacho Fundo, que prevê o aproveitamento da área externa como espaço de convivência e programação cultural.

Para Miguel Ribeiro, coordenador de articulação do Comitê de Cultura do DF, a gravidade da situação exige resposta imediata da população e das autoridades. “Fosse qualquer espaço cultural, essa mobilização já se justificaria. Mas não se trata de qualquer espaço, e sim do mais antigo, o mais precioso, o ponto de convergência de diferentes segmentos da comunidade do Riacho I. Com recursos escassos, a biblioteca funciona a pleno vapor”, afirma.

A mobilização é articulada pelo Comitê de Cultura do DF, que integra a rede nacional de comitês responsáveis por territorializar as políticas do Ministério da Cultura. Ao identificar o risco de fechamento do espaço, o comitê passou a apoiar a luta local como ação de utilidade pública, mobilizando organizações como Associação Artística Mapati, Instituto Rosa dos Ventos, Instituto No Setor, MOBILIS e LABFAZ.

Serviço:

A Biblioteca Fica! – Ato em defesa da Biblioteca Pública do Riacho Fundo I

Data: 26 de julho, das 10h às 13h

Local: Biblioteca Pública – Área Especial 3 – Riacho Fundo I

Compartilhe

Leia também

Join Our Newsletter

Rolar para cima